POLÍTICA

Projeto da LDO 2026 começa a tramitar na Assembleia Legislativa do Amazonas

Já está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 512/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. A proposta foi encaminhada pelo Poder Executivo por meio da Mensagem Governamental nº 58/2025, recebida no dia 31 de maio. A LDO é o instrumento legal que define as metas e prioridades da administração pública estadual, orienta a elaboração do orçamento anual, estabelece diretrizes de política fiscal e trata da aplicação dos recursos das agências financeiras oficiais.

Conforme determina o Regimento Interno da Aleam, a matéria foi encaminhada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que deve emitir parecer preliminar em até 48 horas. Em seguida, o projeto entra na pauta para recebimento de emendas, e retorna à CAE para a elaboração do parecer definitivo, no prazo de 20 dias. Após essa fase, o projeto será submetido à votação em turno único, com a participação de todos os parlamentares.

Entre os pontos previstos na proposta está a divisão dos recursos do Tesouro Estadual entre os Poderes. O texto fixa limites percentuais sobre a receita tributária líquida: 8,31% para o Poder Judiciário; 3,6% para o Ministério Público; 8,2% para o Poder Legislativo — dos quais 4,8% são destinados à Aleam e 3,4% ao Tribunal de Contas do Estado (TCE); e 1,6% para a Defensoria Pública. A proposta busca garantir equilíbrio fiscal, observando a sustentabilidade da dívida pública e a manutenção das políticas públicas prioritárias.

Posts idênticos

TRE-AM declara inelegibilidade de candidato em Novo Aripuanã por abuso de poder econômico

Redação

Congresso não admite ingerência em Poderes do Brasil, diz Alcolumbre

Redação

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Redação

Deixe um comentário