Mais 710 aprovados em concursos da área da segurança pública iniciaram, nesta semana, cursos de formação para integrar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Amazonas. A nova etapa marca a chegada de 2,8 mil convocados desde os certames realizados em 2022, ultrapassando o número inicialmente previsto nos editais. A meta é ampliar o efetivo das forças estaduais e garantir mais presença nas ruas da capital e do interior.
O grupo inclui 500 aprovados em cadastro de reserva da PMAM e 210 futuros soldados do Corpo de Bombeiros, que começaram os treinamentos no dia 2 de junho. Com essa convocação, o efetivo da corporação dos bombeiros praticamente dobrará em relação a 2019, passando de 692 para 1.557 militares. Já a nova turma da Polícia Militar tem previsão de atuar no policiamento ostensivo a partir de 2026, após a conclusão da formação.
As nomeações publicadas no Diário Oficial de 30 de maio também incluem aprovados para cargos da Polícia Civil, como delegados, investigadores e peritos, além de servidores administrativos da SSP-AM. O investimento neste novo chamamento ultrapassa R$ 75 milhões em 2025 e integra o programa Amazonas Mais Seguro, voltado à reestruturação e valorização das forças de segurança no estado.