Uma operação de fiscalização realizada nesta sexta-feira (29/8) resultou na apreensão de aproximadamente 7,4 toneladas de alimentos em condições irregulares em um comércio localizado na rua Miranda Leão, nº 408, no Centro de Manaus. No local, fiscais encontraram 800 caixas de alho triturado em potes de 2 quilos, com embalagens violadas e alterações de cor e textura, indicando contaminação — um total de 6,4 toneladas. Além disso, 98 caixas de colorífico (colorau), cada uma com 10 quilos e prazo de validade vencido, somaram quase uma tonelada do produto.
Segundo a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, a ação é resultado do monitoramento contínuo de comércios de alimentos na região central. “Nossas equipes estão realizando um trabalho expressivo na área, que é tão importante para a economia, a cultura e o turismo da cidade”, destacou. Desde o dia 4 de agosto, mais de 60 estabelecimentos foram fiscalizados, com 44 autuados para correções e três interditados por irregularidades.
O comércio inspecionado nesta sexta-feira também foi interditado, e os responsáveis responderão a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode gerar multas de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), equivalente a R$ 145,37 cada, além de outras sanções. Os alimentos apreendidos serão descartados no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, na rodovia AM-010, no quilômetro 19. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone (92) 98842-8481, de 8h às 13h, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.