DESTAQUESPOLÍCIA

Viaturas com tecnologia embarcada reforçam segurança pública no Amazonas

Com o objetivo de fortalecer o patrulhamento na capital e no interior do estado, 369 novas viaturas foram entregues nesta segunda-feira (21/07) às forças de segurança do Amazonas. Os veículos serão distribuídos entre a Polícia Militar, Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com destaque para 272 viaturas da PM equipadas com câmeras inteligentes integradas ao Sistema Paredão, que atua no reconhecimento automático de placas e rostos.

A tecnologia embarcada permite identificar, em tempo real, veículos com restrição de roubo ou furto e pessoas com mandados em aberto, agilizando a resposta policial e contribuindo para a redução dos índices criminais. Segundo o governador Wilson Lima, a inovação representa um avanço estratégico na atuação das equipes em campo: “Agora, o policial tem em mãos um banco de dados integrado para agir com rapidez e precisão”.

Do total de viaturas destinadas à Polícia Militar, 172 são do modelo S10 e 100 do modelo Spin, todas caracterizadas e equipadas com rádios comunicadores, rastreadores e demais itens operacionais. A frota também inclui nove ônibus para transporte de tropa. Já a Polícia Civil e a SSP-AM receberam 97 veículos do tipo SUV, descaracterizados, voltados a operações investigativas e administrativas.

As novas viaturas fazem parte do programa Amazonas Mais Seguro, criado em 2021, que prevê investimentos em pessoal, infraestrutura e tecnologia para o enfrentamento à criminalidade. Somente na atual gestão, mais de R$ 1,16 bilhão já foi aplicado na área da segurança, incluindo concursos públicos e aquisição de equipamentos modernos. Uma nova entrega está prevista para agosto, com ampliação do alcance no interior.

Os reflexos dos investimentos já são perceptíveis: no primeiro semestre de 2025, houve redução de 32% nos roubos de veículos, 28% nos homicídios e 57% nos casos de feminicídio, segundo dados da SSP-AM. A segunda etapa do Sistema Paredão, lançada em junho, prevê a instalação de mais 650 câmeras com reconhecimento facial, ampliando a vigilância em pontos estratégicos da capital.

Posts idênticos

Adolescente é apreendida e jovem é preso com arma e drogas em São Gabriel da Cachoeira

Redação

Inscrições para concorrer às bolsas do Prouni começam nesta segunda

Redação

IPTU 2025: pagamento em dia garante participação em sorteios de até R$ 300 mil

Redação

Deixe um comentário