CIDADESDESTAQUES

Vacina contra HPV em dose única é ofertada para adolescentes de 15 a 19 anos até dezembro

Adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o papilomavírus humano (HPV) podem receber a vacina em dose única, gratuitamente, nas unidades de saúde de Manaus até o fim de dezembro. O imunizante, disponível em mais de 170 salas de vacinação administradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é oferecido regularmente a meninos e meninas de 9 a 14 anos e agora está sendo ampliado para alcançar jovens que perderam a oportunidade de se vacinar na faixa etária indicada.

De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, a estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e tem o objetivo de ampliar a proteção contra doenças causadas pelo vírus, como verrugas genitais e diferentes tipos de câncer, entre eles os de colo do útero, pênis e boca. Ela destaca que muitos adolescentes deixaram de se vacinar desde que a recomendação foi implantada no país, em 2014, o que resultou em um grande número de jovens ainda desprotegidos.

A vacinação em Manaus vem sendo reforçada desde o primeiro semestre de 2025, com ações em escolas, busca ativa nos bairros e atendimento em áreas com baixa cobertura. Segundo a Semsa, a população não vacinada de 15 a 19 anos é estimada em 52.938 jovens. A cobertura entre meninas de 9 a 14 anos já atinge 106,5% e entre meninos, 96,53%, superando a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O HPV é transmitido principalmente por contato sexual, e a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenção, complementada pelo uso de preservativos.

Posts idênticos

PF apreende 100kg de drogas em pista clandestina no Amazonas

Redação

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais a partir desta segunda-feira

Redação

Manaus avança na sustentabilidade com o primeiro aterro sanitário do Amazonas

Redação

Deixe um comentário