POLÍTICA

Trio é denunciado por injúria racial contra vereadora de Maués nas redes sociais

Dois homens e uma mulher foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) por crimes de injúria racial e injúria qualificada cometidos contra a vereadora Carla Leite (PSD), do município de Maués. As ofensas foram propagadas nas redes sociais Facebook e WhatsApp nos dias 24 e 25 de abril de 2025, quando os acusados chamaram a parlamentar de “chimpanzé” e “macaca”, além de associá-la a atos de corrupção.

Segundo a denúncia, uma das postagens ofensivas foi feita pelo perfil “Portal Mundurucania Falante”, na qual a vítima foi ridicularizada com termos racistas. Outra denunciada publicou imagem comparando a vereadora a um chimpanzé. Os envolvidos foram indiciados com base na Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça. Um terceiro acusado responderá por injúria qualificada, já que o ataque, ainda que sem conotação racial, teve como alvo uma agente política no exercício da função pública.

O promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, responsável pelo caso, ressaltou o papel do Ministério Público no combate a crimes de ódio e discriminação. A denúncia foi baseada em inquérito policial que reuniu provas como registros em redes sociais, depoimentos de testemunhas e dados fornecidos pela empresa Meta. O MP reiterou seu compromisso com a promoção da igualdade e da dignidade da pessoa humana, especialmente diante da propagação de discursos de ódio no ambiente virtual.

Posts idênticos

Projeto autoriza e regula uso de ‘tasers’ pelos cidadãos

Redação

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Redação

Oposição alerta para fim de prazo dado pelo TCU sobre o programa Pé-de-Meia

Redação

Deixe um comentário