O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizará nesta terça-feira (1º) a sessão de escolha de dois novos desembargadores que irão integrar o 2.º grau do Judiciário estadual. O processo ocorre em decorrência das aposentadorias dos desembargadores Joana Meirelles e Elci Simões, que atingiram a idade limite de 75 anos para o exercício da magistratura.
Uma das vagas será preenchida pelo critério de merecimento, restrito à lista de juízas inscritas. Concorrem Ida Maria Costa de Andrade, titular da 15.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho; Ana Maria de Oliveira Diógenes, titular da Vara Especializada da Dívida Ativa Municipal; e Sanã Nogueira Almendros de Oliveira, titular da 22.ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus. A seleção observará critérios objetivos de produtividade, conduta e desempenho ao longo da carreira.
Já a outra vaga seguirá o critério de antiguidade. Disputam o posto cinco magistrados: Lia Maria Guedes de Freitas, Rogério José da Costa Vieira, Rosselberto Himenes, Diógenes Vidal Pessoa Neto e novamente Sanã Nogueira Almendros de Oliveira. A expectativa é que os novos desembargadores sejam empossados ainda este semestre, fortalecendo a composição da Corte e dando continuidade aos trabalhos jurisdicionais no Estado.