POLÍTICA

Tribunais de Contas ampliam protagonismo na pauta ambiental durante congresso internacional em Manaus

Manaus (AM) – O fortalecimento da agenda de sustentabilidade no sistema de controle externo foi o destaque do primeiro dia do IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP), realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Com a presença de representantes de mais de 20 Tribunais de Contas do Brasil, o evento marcou a reunião inaugural do Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB), reunindo também especialistas, auditores, procuradores e autoridades internacionais. A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a atuação propositiva da Corte com o programa Soluções Sustentáveis, que aproxima a sociedade de práticas ambientais eficazes.

O conselheiro Júlio Pinheiro, do TCE-AM, presidiu a reunião e defendeu uma atuação ativa dos Tribunais diante da crise climática. Ele lembrou ações concretas, como o combate aos lixões e a educação ambiental por meio de projetos com estudantes. O presidente do IRB, Edilberto Pontes Lima, reforçou a necessidade de ação institucional diante dos desafios climáticos e defendeu que os Tribunais funcionem como catalisadores de políticas públicas. O presidente da Atricon, Edilson Silva, por sua vez, enfatizou o papel transformador das Cortes, especialmente em temas estruturantes como o meio ambiente e a primeira infância.

A programação técnica contou com exposições de especialistas como o pesquisador Bruce Forsberg (INPA), que alertou para os riscos das mudanças climáticas na Amazônia, e da auditora Vanessa Lopes (TCU), que apresentou o Painel Clima Brasil, voltado à COP-30. Também foram abordados temas como financiamento da gestão de resíduos, indicadores de desempenho ambiental dos Tribunais e práticas internas de sustentabilidade. O evento, que segue até o fim da semana, conta com o apoio de diversas instituições nacionais e internacionais, consolidando Manaus como centro do debate sobre controle público e desenvolvimento sustentável.

Posts idênticos

Bolsonaro será monitorado por tornozeleira eletrônica e terá restrições impostas pelo STF

Redação

TCE-AM julgará 92 processos durante sessão plenária desta terça-feira

Redação

Câmara Municipal aprova LDO 2026 com emendas voltadas à inclusão e valorização do servidor

Redação

Deixe um comentário