Com o objetivo de garantir o exercício da cidadania a todos os eleitores, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) tem realizado, mensalmente, atendimentos eleitorais em domicílio. O serviço, voltado a pessoas com deficiência, enfermidades ou mobilidade reduzida, inclui a coleta biométrica e foi implantado há cerca de três meses. As visitas são organizadas conforme a demanda de cada Zona Eleitoral.
A solicitação deve ser feita por um familiar ou responsável diretamente no cartório onde o título está registrado. Após análise da equipe, o pedido é incluído no calendário de atendimentos. Em casos urgentes, como a necessidade de documentação para acesso a benefícios do INSS, o serviço pode ser antecipado. “Verificamos cada situação individualmente. Se a necessidade for comprovada, o atendimento é garantido”, afirmou José Dias Sousa, chefe da 62ª Zona Eleitoral.
Um dos beneficiados foi Dulcivan Vaz de Campos, de 50 anos, morador do bairro Nova Esperança, que há 17 anos vive com mobilidade reduzida em razão de um acidente. Ao precisar do título de eleitor para solicitar a aposentadoria, ele foi atendido pelo TRE-AM em casa. “Nem imaginava que esse serviço existia. É uma iniciativa louvável, que promove inclusão e fortalece o direito ao voto”, destacou.
Os atendimentos nos cartórios eleitorais seguem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no Fórum do TRE-AM, na avenida André Araújo, bairro Aleixo. A medida integra os esforços da Justiça Eleitoral para ampliar o acesso aos serviços e assegurar a participação de todos nas decisões democráticas.