CIDADESDESTAQUES

TJAM organiza semana especial para agilizar tramitação de ações com idosos

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai promover, entre os dias 4 e 8 de agosto, a terceira edição da “Semana de Atenção à Pessoa Idosa”, com foco na tramitação prioritária de processos que envolvem pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa é coordenada pelo Comitê de Acompanhamento da Política Judiciária de Atenção à Pessoa Idosa e prevê a realização de audiências de conciliação, prolação de sentenças e cumprimento de baixas processuais, tanto em ações do Primeiro quanto do Segundo Grau de jurisdição.

Durante o período, todas as unidades judiciárias deverão concentrar esforços para dar celeridade aos processos com participação de idosos. A ação está alinhada à Resolução n.º 520/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao Estatuto do Idoso e demais normas que garantem tratamento prioritário à população idosa no âmbito judicial. Segundo a desembargadora Lia Maria Guedes de Freitas, presidente do comitê responsável, a proposta é ampliar o alcance da política de atenção a esse público em toda a estrutura do Judiciário amazonense.

A medida foi regulamentada pela Portaria n.º 2.602, assinada pelo presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes, e publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 2 de julho. O documento define as metas do mutirão e a atuação das unidades do Primeiro Grau, das Turmas Recursais dos Juizados Especiais e do Segundo Grau.

Durante a semana de esforço concentrado, ficará suspenso o atendimento ao público e a contagem de prazos processuais em todas as unidades judiciárias, tanto da capital quanto do interior. A suspensão não afetará audiências e sessões previamente agendadas, nem atendimentos de caráter urgente.

Posts idênticos

Foguetório em vários bairros de Manaus levanta suspeita de celebração ligada ao tráfico

Redação

Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor hoje

Redação

Conflito entre facções deixa um detento morto na Unidade Prisional do Puraquequara

Redação

Deixe um comentário