Moradores dos municípios de Borba e Novo Aripuanã, no interior do Amazonas, passam a contar com novas unidades de Telessaúde, por meio do programa Saúde AM Digital. As salas foram entregues nesta quinta-feira (12/6) e integram a expansão da rede de atendimento remoto, que agora soma 45 telessalas instaladas em 12 municípios, além da capital. Os espaços foram estruturados para viabilizar consultas com especialistas e realização de exames, reduzindo a necessidade de deslocamentos até Manaus.
Cada município recebeu duas telessalas equipadas com câmeras, internet, monitores e aparelhos de eletrocardiograma, possibilitando diagnósticos mais ágeis e humanizados. O atendimento ocorre por videoconferência com profissionais de 12 especialidades médicas, como cardiologia, ginecologia, neurologia e pediatria. As unidades funcionam na UBS Oliveira Antônio B. Alho, em Novo Aripuanã, e na UBS Manoel de Paula Sá Júnior, em Borba, com agendamento pelo aplicativo Saúde AM Digital ou presencialmente via Sisreg.
A nova estrutura tem mudado a rotina de pacientes como o carpinteiro Messias da Silva Sena, 39, que faz acompanhamento cardíaco e antes precisava viajar até Manaus. “Facilitou muito. Agora falamos direto com o cardiologista e tudo ficou mais acessível”, disse. Além dele, moradores como Roselma Nascimento também destacam o alívio com a economia de tempo e recursos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde e busca democratizar o acesso à saúde no estado.