Tapauá (AM) – A população de Tapauá, a 449 quilômetros de Manaus, passa a contar com a primeira unidade do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), entregue nesta quarta-feira (21/05). O novo espaço amplia a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no interior e integra um conjunto de 16 unidades que serão implantadas em diferentes municípios, fortalecendo a resposta a emergências em 27 cidades do estado.
A base instalada conta com estrutura completa, incluindo alojamentos, salas administrativas, cozinha, refeitório e estacionamento, em um total de 262,4 m² de área construída. Além disso, Tapauá recebeu a primeira viatura Auto Bomba Florestal da cidade, com capacidade para 10 mil litros de água, além de uma picape equipada com kit de combate a incêndios, pulverizadores e outros equipamentos essenciais. A equipe contará com cinco bombeiros militares e brigadistas municipais, que serão treinados dentro da própria base.
O curso de formação dos brigadistas terá duração de 18 meses e carga horária de 480 horas, abordando desde o combate a incêndios florestais até atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático. O projeto, desenvolvido com recursos estaduais e federais que somam R$ 25 milhões, foi instituído com base em legislações estadual e federal e visa estruturar a proteção civil nos municípios que não contavam com unidades fixas do CBMAM.