Em um intervalo de apenas cinco horas, o Sistema de Reconhecimento Facial Paredão, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), identificou e ajudou na prisão de três homens com mandados de prisão em aberto no Centro de Manaus. Dois deles eram procurados por crimes de roubo e o terceiro por homicídio.
As prisões ocorreram no domingo (24/08), entre 11h e 16h52, durante patrulhamento realizado por policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O primeiro suspeito detido foi um homem de 40 anos, que tinha mandado expedido por roubo. Horas depois, por volta das 16h, outro homem, de 58 anos, foi identificado pelo sistema como procurado por homicídio.
Menos de 50 minutos depois, os policiais flagraram um terceiro foragido, de 35 anos, que também possuía mandados em aberto pelos crimes de roubo, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo. Todos foram conduzidos ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos cabíveis.
Com essas prisões, sobe para 10 o número de foragidos capturados em Manaus graças ao Sistema Paredão apenas no mês de agosto. Entre os dias 14 e 19, outros sete homens já haviam sido localizados, incluindo suspeitos de tráfico, tentativa de homicídio e mandados de natureza civil.
Atualmente, o Paredão opera com mais de 1.500 câmeras espalhadas por diversos pontos da capital. Desde 21 de julho, viaturas da PM também passaram a contar com equipamentos de reconhecimento facial embarcados, o que potencializa a eficiência das ações policiais. Para garantir a operação correta da tecnologia, equipes da corporação recebem treinamento especializado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).