A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) lançou edital de credenciamento para clínicas especializadas em nefrologia, com foco em procedimentos de Hemodiálise e Diálise Peritoneal. O objetivo é ampliar o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de Terapia Renal Substitutiva (TRS), garantindo assistência contínua e de qualidade às pessoas diagnosticadas com Doença Renal Crônica (DRC).
Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, as unidades credenciadas deverão ofertar consultas, exames e procedimentos clínicos e cirúrgicos ambulatoriais, fortalecendo a rede pública de atendimento. “O credenciamento é fundamental para ampliar a oferta, qualificar a rede assistencial e garantir a integralidade no atendimento dos pacientes com Doença Renal Crônica”, destacou.
Atualmente, 1.220 pessoas realizam TRS no Amazonas em clínicas credenciadas pelo SUS, sendo 1.161 em hemodiálise e 59 em diálise peritoneal. Com o novo edital, a expectativa é habilitar novos prestadores e aumentar a oferta do tratamento domiciliar, no caso da diálise peritoneal, que pode ser realizada pelo próprio paciente em casa.
O credenciamento será válido por cinco anos e está organizado em três lotes: assistência ambulatorial adulto e infantil, além de procedimentos cirúrgicos. As empresas interessadas devem acessar o Protocolo Virtual, por meio do site protocolovirtual.amazonas.am.gov.br, e buscar o Edital nº 005/2025-SES-AM, disponível também no portal oficial da SES-AM (www.saude.am.gov.br), onde estão listados os documentos exigidos para participação.