DESTAQUESECONOMIA

Seminário em Novo Airão destaca inovação e turismo sustentável na Amazônia

Representantes do poder público, pesquisadores e organizações internacionais se reuniram, neste sábado (25/10), em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), durante o Seminário de Lançamento do Programa EkoiA. O encontro, que integra as atividades pré-COP30, discutiu temas voltados à inovação, práticas de ESG — sustentabilidade ambiental, social e de governança — e o fortalecimento do turismo sustentável na região.

Durante o evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, apresentou o Programa de Turismo Sustentável para Novo Airão. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e prevê a implantação de ações que integrem serviços básicos, conectividade, gestão de resíduos, saúde e infraestrutura urbana, com foco em fortalecer a vocação turística do município. “A proposta é criar um grande plano estratégico para ser executado de forma integrada entre governo, prefeitura e parceiros”, explicou Campêlo.

O secretário participou do painel “O Futuro das Cidades Amazônicas”, que discutiu desafios e oportunidades relacionados ao acesso à água, períodos de seca, mobilidade, saúde digital e empregos verdes. Também estiveram presentes o prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, e o pesquisador Pedro Henrique Almeida, da MT6, que destacou o papel do Programa EkoiA como um laboratório de ideias para conectar cidades amazônicas às melhores práticas e tecnologias sustentáveis do Brasil e do mundo.

O seminário foi promovido em parceria com a Associação Nacional de Startups (Anstartup Brasil) e o grupo The Amazon.life, que reúne autoridades e cientistas do Brasil e da Suécia. O Programa EkoiA propõe a criação de um Polo de Inovação ESG em Novo Airão, voltado a atrair pesquisadores, empresas e cooperação internacional, estruturado em laboratórios vivos e think tanks temáticos — turismo, energia, bioeconomia, educação e gestão urbana — aplicando a metodologia MAP (Mapeamento, Ativação e Progressão).

Posts idênticos

Operação Tentáculos prende 25 suspeitos de tráfico, pirataria e lavagem de dinheiro em Coari

Redação

Concurso 2905 da Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões

Redação

PF indicia Bolsonaro e Eduardo em inquérito sobre sanções dos EUA

Redação

Deixe um comentário