Em maio de 2025, Manaus registrou apenas 13 roubos a ônibus do transporte coletivo, número que representa uma queda de 82% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 71 ocorrências. Os dados foram divulgados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que atribuem a redução ao fortalecimento da atuação integrada das forças de segurança.
De acordo com o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, o resultado é fruto do trabalho conjunto entre as polícias e do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurcc), unidade especializada da Polícia Civil. O secretário destacou que, historicamente, Manaus já registrou mais de 200 roubos a ônibus em um único mês. “Neste mês de maio saímos de mais de 70 ocorrências para apenas 13. E, até o momento de junho, temos apenas um registro”, afirmou.
Para o presidente do Sinetram, César Tadeu Teixeira, o avanço nas estratégias de inteligência, análise e resposta rápida tem sido essencial para os bons resultados. Desde julho de 2024, o Nurcc, em parceria com a Polícia Militar, já desarticulou 12 grupos criminosos responsáveis por esse tipo de crime. “O trabalho integrado, científico e técnico das forças de segurança tem garantido mais tranquilidade a quem utiliza o transporte público diariamente”, destacou.