O Amazonas registrou uma queda de 29,79% nos casos de roubo de veículos em 2024, com 846 ocorrências contra 1.205 no mesmo período de 2023. A redução foi a quinta maior do país, conforme os dados do Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Um dos principais fatores apontados para o recuo é a implantação do sistema Paredão, que utiliza câmeras para monitoramento em tempo real e tem contribuído diretamente para a prevenção e investigação dos crimes.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a capital registrou uma redução de 29% de janeiro a maio deste ano. O índice caiu de 12,0 para 6,2 roubos a cada 10 mil veículos, mesmo com o aumento de 91% na frota. Para o coordenador do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), tenente-coronel Rouget Brito, os números representam uma queda vertiginosa em relação ao pico de 2011, quando cerca de 16 veículos eram roubados por dia. Em 2025, essa média caiu para um ou dois por dia.
Segundo o delegado Rodrigo Bahia, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), o sistema Paredão tem papel fundamental na elucidação e repressão desses crimes. Ele destaca ainda o trabalho integrado das forças de segurança, com o uso de tecnologia, inteligência e policiamento ostensivo e investigativo. “Observamos o inverso do que ocorre em outros estados, onde o roubo de veículos cresce. Em Manaus, mesmo com o aumento da frota, conseguimos reduzir os índices graças à atuação conjunta das polícias e ao apoio tecnológico”, afirmou o delegado.