Brasil – A partir das 10h desta sexta-feira (23/5), estará disponível a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, que também incluirá restituições residuais de anos anteriores. Para verificar se terá direito à restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, e clicar em “Consultar a Restituição”. A verificação também pode ser feita pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para smartphones e tablets.
O pagamento do crédito bancário será feito no dia 30 de maio para cerca de 6,2 milhões de contribuintes, totalizando R$ 11 bilhões — valor recorde, anunciado em alusão ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, celebrado em 25 de maio. Do montante, mais de R$ 7,8 bilhões serão destinados a grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Outros 2,3 milhões de contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via PIX também receberão neste primeiro lote.
As restituições serão depositadas exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Em caso de erro nos dados bancários, será possível reagendar o crédito por meio do site do Banco do Brasil ou pela central de atendimento. Se o valor não for resgatado em até um ano, o contribuinte poderá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC da Receita Federal, na área de serviços relacionados ao Imposto de Renda.