CIDADESDESTAQUES

Quase metade dos produtos de limpeza fiscalizados em Manaus são reprovados por peso irregular

A Operação “Férias Seguras”, realizada entre os dias 7 e 11 de julho pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), inspecionou 329 produtos de higiene e limpeza em 12 supermercados de Manaus. Do total, 149 itens foram reprovados por apresentarem peso inferior ao informado na embalagem, representando um índice de 45% de não conformidade. Das 16 marcas analisadas, sete foram reprovadas. As empresas responsáveis têm até dez dias para apresentar defesa, e estão sujeitas a multas que variam entre R$ 1 mil e R$ 1,5 milhão.

Além dos produtos de limpeza, a operação também fiscalizou brinquedos, artigos esportivos, boias e coletes salva-vidas em 35 estabelecimentos e 12 empresas credenciadas. Ao todo, 610 produtos voltados ao lazer foram verificados e, desta vez, nenhuma irregularidade foi encontrada. A chefe do Departamento de Avaliação da Conformidade (DCONF), Cindy Gaia, destacou que o resultado positivo demonstra o efeito das ações de fiscalização contínua junto ao comércio local.

O Ipem-AM reforça a importância de o consumidor verificar o selo do Inmetro, as instruções de uso, faixa etária, peso e a legibilidade das informações na embalagem antes da compra. Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site oficial do instituto.

Posts idênticos

PMAM reforça Operação Ágata Amazônia com policiamento ambiental e apoio às comunidades

Redação

Guia do TJAM orienta sobre devolução de valores em golpes via Pix

Redação

TCE-AM multa prefeito de Borba por exoneração irregular de servidores

Redação

Deixe um comentário