CIDADESDESTAQUES

Quase metade dos produtos de limpeza fiscalizados em Manaus são reprovados por peso irregular

A Operação “Férias Seguras”, realizada entre os dias 7 e 11 de julho pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), inspecionou 329 produtos de higiene e limpeza em 12 supermercados de Manaus. Do total, 149 itens foram reprovados por apresentarem peso inferior ao informado na embalagem, representando um índice de 45% de não conformidade. Das 16 marcas analisadas, sete foram reprovadas. As empresas responsáveis têm até dez dias para apresentar defesa, e estão sujeitas a multas que variam entre R$ 1 mil e R$ 1,5 milhão.

Além dos produtos de limpeza, a operação também fiscalizou brinquedos, artigos esportivos, boias e coletes salva-vidas em 35 estabelecimentos e 12 empresas credenciadas. Ao todo, 610 produtos voltados ao lazer foram verificados e, desta vez, nenhuma irregularidade foi encontrada. A chefe do Departamento de Avaliação da Conformidade (DCONF), Cindy Gaia, destacou que o resultado positivo demonstra o efeito das ações de fiscalização contínua junto ao comércio local.

O Ipem-AM reforça a importância de o consumidor verificar o selo do Inmetro, as instruções de uso, faixa etária, peso e a legibilidade das informações na embalagem antes da compra. Em caso de dúvidas ou denúncias, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site oficial do instituto.

Posts idênticos

Visa Manaus apreende 7,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo no Centro

Redação

PF desmantela esquemas de fraudes no auxílio-reclusão no Amazonas

Redação

Defensoria investiga falhas no fornecimento de medicamentos no Amazonas

Redação

Deixe um comentário