A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Parintins (Ascalpin) recebeu, nesta terça-feira (24/06), 250 itens, entre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e uniformes, por meio do projeto “Recicla, Galera”. A ação tem como objetivo garantir segurança e melhores condições de trabalho aos catadores durante o Festival de Parintins, fortalecendo a cadeia de reciclagem no município.
A iniciativa, que está em sua quarta edição, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Sebrae, Coca-Cola Brasil e outras instituições. Desde 2021, o projeto já destinou R$ 231 mil à estruturação da Ascalpin, incluindo fornecimento de equipamentos e pagamento de diárias para os trabalhadores durante o evento. Nesta etapa, foram distribuídos 40 kits compostos por camisas, calças, botas, óculos, luvas e bonés.
Além de contribuir com a sustentabilidade do festival, o projeto representa um avanço na valorização dos catadores. “Hoje, além do que conseguimos recolher, também recebemos por diária. Isso aumenta nossa renda durante o festival, que se tornou o melhor período do ano para muitos de nós”, destacou Marcivone Seixas, presidente da Ascalpin. A ação é considerada um marco social e ambiental que envolve comunidade, parceiros e o setor público em prol da reciclagem e da inclusão.