Mais de 80 quilos de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidos e descartados durante fiscalização realizada nesta segunda-feira (12) em um supermercado da zona sul de Manaus. A ação do Procon-AM teve início após denúncia sobre a comercialização de produtos fora do prazo de validade. Embora o item inicialmente denunciado não tenha sido localizado, a inspeção completa no estabelecimento revelou diversas irregularidades.
Entre os problemas constatados estavam produtos de açougue e congelados armazenados em condições inadequadas de refrigeração, itens com datas de validade adulteradas, embalagens violadas e alimentos com forte odor. Carnes, frangos, salsichas, linguiças, pão de alho, manteiga e feijoada em lata estavam entre os produtos apreendidos, muitos deles vencidos, mal acondicionados ou descongelados, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Todo o material foi descartado no próprio local e o supermercado responderá a processo administrativo, estando sujeito à aplicação de multa e outras penalidades previstas em lei. De acordo com o Procon-AM, o estabelecimento infringiu dispositivos do Código de Defesa do Consumidor relacionados à proteção da saúde e segurança, responsabilidade por vício do produto, oferta adequada de informações e vedação de práticas abusivas. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (92) 3215-4009, 0800 092 1512, pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br ou pelas redes sociais do órgão.

