Uma operação integrada das polícias Civil e Militar resultou na prisão de Jefferson Breno Nazaré de Lima, 31, apontado como mentor do roubo de 1,5 tonelada de cabos elétricos, e de Alef Jhons Brito de Medeiros, 32, investigado por aplicar golpes em Cacau Pirêra e Iranduba, no interior do Amazonas. A ação ocorreu no último sábado (26/7) e foi divulgada nesta terça-feira (29/7), como resultado da Operação Metal de Transição.
O crime ocorreu no dia 13 de julho em um canteiro de obras no distrito de Cacau Pirêra, quando cinco criminosos armados renderam os vigilantes e levaram cabos elétricos, celulares e um notebook. O prejuízo estimado foi de R$ 80 mil. Um dia após o roubo, parte dos fios foi localizada em um esconderijo em área alagada. As investigações apontaram Jefferson como o mentor do crime, que já tem condenação por roubo e responde a outros processos por tráfico de drogas.
A prisão foi realizada no porto da Vila Gutierrez, no município de Careiro da Várzea, após uma força-tarefa das forças de segurança, com apoio do sistema de videomonitoramento Paredão. No momento da captura, os policiais também localizaram Alef Jhons, foragido da Justiça com dois mandados de prisão por estelionato. Segundo as autoridades, ele teria aplicado ao menos oito golpes na região.
Outro suspeito identificado é Gabriel Barbosa Feitosa, conhecido como “Tinga”, com três mandados de prisão em aberto. Ele também é investigado por envolvimento em um assalto a um hotel de selva em Iranduba, em dezembro de 2022, ocasião em que turistas estrangeiras foram vítimas de abuso sexual. A Polícia Civil continua as investigações para localizar os demais envolvidos.
Informações sobre o paradeiro de “Tinga” podem ser repassadas, de forma anônima, ao 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.