A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM) deflagrou, na última quinta-feira (3), a 4ª fase da Operação Torre, com o cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em Maceió (AL). A ação faz parte de uma investigação que apura o funcionamento da logística criminosa articulada a partir do sistema prisional de Manaus, com ordens sendo repassadas entre detentos e lideranças da facção.
De acordo com os levantamentos, a organização criminosa exerce forte influência nas unidades prisionais do Amazonas, impondo regras internas, promovendo o repasse de recursos ilícitos e mantendo uma linha direta de comunicação entre internos e o alto escalão. O alvo da operação é apontado como um dos principais operadores desse esquema, atuando como gerente da facção dentro do presídio.
A operação foi conduzida em conjunto com a Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, reforçando o caráter interestadual e articulado da ofensiva. A atuação do investigado fora do estado do Amazonas reforça a preocupação com a expansão da rede criminosa e sua capacidade de articulação nacional.
A FICCO/AM é formada por diversos órgãos de segurança pública, entre eles a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar do Amazonas, além de secretarias estaduais e municipais. A força-tarefa tem como objetivo principal integrar esforços de repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta em todo o território amazonense.