A Polícia Militar do Amazonas deflagrou, na última quinta-feira (26), a Operação Águia – Ação Saturação, com o objetivo de reforçar a segurança em Manaus até domingo (29). A ação mobiliza 105 policiais militares e 24 viaturas, entre carros e motocicletas, em patrulhamentos, abordagens e incursões em áreas com maior índice de criminalidade. A operação busca manter a ordem pública durante o período em que parte do efetivo é deslocada ao município de Parintins, por conta do festival folclórico.
As equipes atuam de forma integrada por meio dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Policiamento Especializado (CPE) e Policiamento Ambiental (CPAmb). Pelo CPE, participam as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Companhia de Policiamento com Cães (CipCães), Regimento de Policiamento Montado (RPMon), Companhia de Operações Especiais (COE), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (MARTE) e o Batalhão de Choque. Também integram a operação equipes da Força Tática, Batalhão de Policiamento de Trânsito e efetivos de policiamento ambiental.
O chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel Bruno Azevedo, destacou que o planejamento estratégico garante a cobertura de segurança em toda a capital. “A Operação Águia reforça o policiamento neste período em que muitos imaginam que Manaus fica desguarnecida por conta do festival. Atuamos de forma preventiva e repressiva, assegurando tranquilidade para quem permanece na cidade e para aqueles que viajam e deixam seus imóveis sob nossa vigilância”, afirmou. O lançamento da operação reuniu os comandos das unidades envolvidas no policiamento ostensivo.