COTIDIANODESTAQUES

Onça-pintada é resgatada após ser alvejada com mais de 30 chumbinhos no Rio Negro

Uma onça-pintada foi resgatada na tarde da última quarta-feira (1º/10), após ser encontrada debilitada e nadando no Rio Negro, nas proximidades da Praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. Passageiros de uma embarcação registraram os primeiros momentos em que o felino, aparentemente desnorteado, tentava atravessar o rio sem forças.

O resgate contou com a atuação integrada da Secretaria de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet), do Batalhão de Policiamento Ambiental e do Laboratório de Internações de Fauna e Floresta (Laiff), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Após ser retirado da água, o animal recebeu atendimento emergencial em uma clínica especializada e, em seguida, foi levado para um local adequado de repouso e recuperação.

Exames veterinários confirmaram que se tratava de um macho que havia sido alvejado com arma de caça, carregada com chumbinhos. Mais de 30 projéteis foram encontrados no corpo da onça, concentrados principalmente na região do rosto e do crânio, o que causou perda de dentes e ferimentos graves. A caça de animais silvestres é considerada crime ambiental no Brasil, prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Posts idênticos

MPAM aciona Câmara de Humaitá por descumprimento da Lei de Acesso à Informação

Redação

Tombamento de contêiner provoca congestionamento na zona Leste de Manaus

Redação

Roubos a ônibus caem 82% em Manaus no mês de maio

Redação

Deixe um comentário