Uma nova base do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi entregue nesta segunda-feira (26/05) no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. A unidade, equipada com viaturas e estrutura moderna, tem como objetivo reforçar o combate a incêndios e melhorar a resposta durante o período de estiagem, quando aumentam os chamados relacionados a queimadas na capital e região metropolitana. Essa é a 10ª unidade da corporação em Manaus e funcionará 24 horas por dia, com efetivo de 11 bombeiros militares.
A estrutura é parte do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BFIMA) e conta com quatro viaturas especializadas, incluindo um Auto Bomba Tanque, uma Unidade de Resgate, uma viatura da Guarnição de Suporte Especializado e um Auto Tanque Florestal. O espaço também possui salas de comando, alojamentos, banheiros e área dedicada à manutenção e abastecimento das viaturas. A base está preparada para atuar em incêndios urbanos e florestais, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares e resgates de animais.
Somente em 2024, mais de 24 mil incêndios foram combatidos por bombeiros, brigadistas e a Força Nacional no Amazonas — sendo quase 20 mil no interior. Com a nova unidade, o Corpo de Bombeiros amplia sua capacidade operacional e se antecipa ao agravamento da estiagem. Além da base recém-inaugurada, o CBMAM mantém postos em diversas zonas da cidade, incluindo bairros como Centro, Ponta Negra, Cidade Nova e Tarumã.