CIDADESDESTAQUES

MP fiscaliza ações contra estiagem e queimadas em Manicoré

Diante da recorrente estiagem que afeta o Amazonas, o Ministério Público do Estado (MPAM) instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar as ações de prevenção e combate aos efeitos climáticos extremos no município de Manicoré. A iniciativa busca acompanhar as medidas adotadas ao longo de 2025 para mitigar impactos ambientais e sociais, especialmente diante do aumento dos focos de calor e queimadas na região.

Dados do painel do clima do Amazonas apontam que, até 14 de julho, foram registrados 222 focos de calor no estado, sendo 49 somente em Manicoré — o que representa quase 25% do total. O promotor de Justiça Venâncio Castilhos, responsável pela ação, destaca que a Constituição garante o direito a um meio ambiente equilibrado, e a omissão em promovê-lo pode acarretar responsabilizações. Ele reforça ainda os riscos à saúde provocados pela fumaça tóxica das queimadas e a urgência de medidas preventivas.

Como parte das ações da “Ação Coordenada – Combate ao Desmatamento e aos Incêndios Florestais”, o MPAM realizou uma ronda ambiental em Manicoré em parceria com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semades). Durante a fiscalização, dois suspeitos foram autuados em flagrante por incêndio criminoso em área desmatada e encaminhados à delegacia para os procedimentos cabíveis.

Posts idênticos

Operação Kampô desativa garimpo ilegal em rios de Jutaí, no interior do Amazonas

Redação

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

Redação

Policial Militar da reserva é preso suspeito de estuprar detenta durante transferência no interior do AM

Redação

Deixe um comentário