CIDADESDESTAQUES

Manaus inicia operação de novos radares eletrônicos para reduzir acidentes de trânsito

A operação de vinte novos radares eletrônicos de fiscalização de trânsito começou nesta terça-feira (1º/7) em Manaus. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos com o objetivo de coibir excesso de velocidade, avanço de sinal e outras infrações que contribuem para os altos índices de acidentes. De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), somente em 2025, a cidade já contabiliza 118 mortes no trânsito, número que evidencia a urgência de medidas preventivas.

Os dispositivos foram distribuídos em dois grupos principais: cinco radares destinados à fiscalização de avanço de sinal vermelho e quinze equipamentos de controle de velocidade, entre medidores e redutores. Os controladores de velocidade fiscalizam vias onde o limite máximo é de 60 km/h, enquanto as lombadas eletrônicas estão instaladas em trechos com maior risco de acidentes graves, como a avenida Ephigênio Salles e a avenida Rodrigo Otávio, locais que historicamente concentram ocorrências com veículos pesados.

O diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, destacou que a iniciativa faz parte de um plano nacional de redução de mortes no trânsito, coordenado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). “A velocidade é um dos maiores fatores de risco de agravo dos acidentes. Cidades não foram planejadas para veículos trafegando acima de 60 km/h. Em Manaus, estamos avançando com a fiscalização eletrônica e reforçando a sinalização para orientar motoristas”, explicou.

Para garantir maior clareza aos condutores, a sinalização dos locais com radares foi ampliada além das exigências legais. Antes dos medidores de velocidade, há pelo menos três conjuntos de placas alertando sobre o limite permitido. Já nos pontos de fiscalização de avanço de sinal, embora a lei não obrigue qualquer aviso, foram instaladas identificações próximas aos semáforos e legendas no asfalto indicando a velocidade máxima. A lista completa dos endereços pode ser consultada nos canais oficiais do IMMU.

Posts idênticos

Operação RecuperaFone prende dois homens por receptação qualificada na zona leste

Redação

Venezuelano é preso com mais de 10 quilos de drogas no porto de Fonte Boa

Redação

Garantido abre e Caprichoso fecha a primeira noite do Festival de Parintins 2025

Redação

Deixe um comentário