CIDADESDESTAQUES

Manaus deve encerrar 2025 com 40% de cobertura em esgotamento sanitário

Manaus deve fechar o ano com cerca de 40% de cobertura no serviço de esgotamento sanitário, segundo dados da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman). Atualmente, a coleta e o tratamento de esgoto atendem a mais de 35% dos domicílios da capital, um avanço expressivo em comparação a 2021, quando o índice era de apenas 16%. As obras se estendem por bairros das zonas Norte, Leste, Oeste e Centro-Sul, além de áreas de difícil acesso, como becos e palafitas.

O crescimento de 19 pontos percentuais em quatro anos representa aumento de 119% sobre o índice anterior e reflete as ações do programa “Trata Bem Manaus”, considerado o maior da história da cidade em expansão do esgotamento sanitário. O projeto prevê que até 2033 o serviço alcance 90% da capital, beneficiando mais de 2 milhões de habitantes.

Com investimentos superiores a R$ 2 bilhões, o programa integra o Plano Diretor de Esgoto, validado pela Ageman, e é executado pela concessionária Águas de Manaus, do grupo Aegea. Somente nos últimos sete anos, o município recebeu R$ 1,6 bilhão em aportes voltados ao saneamento, o que coloca Manaus entre as seis capitais que mais investiram no setor e entre as dez que mais avançaram na cobertura de água e esgoto, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil.

O avanço também impulsiona a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico, que estabelece metas e diretrizes para os próximos anos. O documento abrange abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, resíduos sólidos e limpeza pública, além de contemplar ações de mobilização social e medidas ambientais. O objetivo é alinhar o desenvolvimento urbano à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida da população manauara.

Posts idênticos

Motociclista morre carbonizado após colisão com picape na zona sul de Manaus

Redação

Festival Amazonas Green Jazz inicia nova edição com show gratuito no Teatro Amazonas

Redação

TJAM confirma limite de 28 anos para ingresso na Polícia Militar do Amazonas

Redação

Deixe um comentário