A sociedade manauara poderá participar, a partir desta quinta-feira (11/12), da consulta pública destinada a colher sugestões para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A transmissão será realizada ao vivo, às 10h, pelas redes oficiais no Facebook e YouTube, e as contribuições poderão ser enviadas até 9 de fevereiro de 2026 pelo endereço eletrônico disponibilizado para o processo participativo.
A iniciativa integra as ações de transparência, escuta ativa e controle social que orientam a atualização do PMSB, documento que norteará as políticas de saneamento pelos próximos 20 anos. O plano está sendo revisado com apoio técnico da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que reúne especialistas da Universidade Federal do Amazonas e de diversos estados do país, além de profissionais internacionais, incluindo representantes do consórcio português Lipor, referência em gestão de resíduos sólidos na região do Porto.
Segundo o controlador-geral do município, Alessandro Moreira, esta será a primeira vez que Manaus contará com um plano integrado contemplando abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e drenagem. Ele destaca que a participação popular é essencial para consolidar um instrumento robusto de planejamento. Moreira reforça o convite à população, afirmando que a colaboração dos cidadãos será decisiva para a construção de um documento estratégico para o futuro da cidade.

