POLÍTICA

Mais de 72 mil eleitores tiveram título cancelado e não poderão votar em 2026

Mais de 72 mil eleitores no Amazonas tiveram seus títulos de eleitor cancelados após o fim do prazo de regularização determinado pela Justiça Eleitoral. Os dados estão disponíveis na seção de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e refletem o encerramento do período de atendimento, que se estendeu até 29 de maio de 2025. Segundo o TSE, cerca de 3,4 mil eleitores conseguiram regularizar a situação dentro do prazo.

De acordo com o chefe de cartório da 70ª Zona Eleitoral do TRE-AM, Aquino Souza, o título cancelado gera diversas restrições, como a impossibilidade de votar, tirar passaporte, emitir CPF, tomar posse em cargo público e acessar benefícios sociais. Apesar do cancelamento, os cidadãos ainda podem buscar a regularização até o fechamento do cadastro eleitoral, em 6 de maio de 2026. Caso contrário, estarão impedidos de votar nas eleições do próximo ano.

O processo de regularização pode ser feito online, por meio da plataforma “Autoatendimento do Eleitor”, no site do TSE, ou presencialmente nos cartórios eleitorais da capital e do interior. O título de eleitor pode ser cancelado por motivos como ausência em três eleições consecutivas sem justificativa, falecimento ou não comparecimento à revisão do eleitorado. Já a suspensão do documento ocorre em casos como condenações definitivas ou prestação de serviço militar obrigatório. A recomendação do TRE-AM é que o eleitor verifique sua situação com antecedência para evitar transtornos.

Posts idênticos

Bolsonaro fica inelegível até 2060 após condenação

Redação

Alcolumbre manda arquivar PEC da Blindagem após rejeição da CCJ

Redação

Lula sanciona gratuidade em conta de luz para famílias de baixa renda

Redação

Deixe um comentário