Mais de 3,5 mil reservas de vagas para alunos com deficiência foram registradas até as 16h desta segunda-feira (12), no primeiro dia de liberação do sistema de matrícula e transferência das redes públicas de ensino. Ao todo, foram contabilizadas 3.554 solicitações para estudantes das redes municipal e estadual de Manaus, além dos municípios de Iranduba e Coari, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
De acordo com a Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), 79,7% das reservas foram feitas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br. A maior parte das solicitações foi destinada às escolas municipais de Manaus, que concentraram 2.269 pedidos, enquanto a rede estadual recebeu 1.160. Também foram registradas 78 reservas para a rede municipal de Coari e 47 para Iranduba.
O período exclusivo para reserva de vagas de alunos com deficiência, tanto para novas matrículas quanto para transferências, segue aberto até às 23h59 desta terça-feira (13). A Semed orienta que pais e responsáveis fiquem atentos aos prazos e à documentação exigida para efetivar o procedimento. Além do atendimento on-line, todas as escolas da rede municipal de Manaus estão abertas para atender presencialmente quem não tem acesso à internet, e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail gmatricula@semed.manaus.am.gov.br.

