A tabela de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente a 2026 já está disponível, conforme a Resolução nº 0034/2025-GSEFAZ, publicada no site da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O calendário estabelece os prazos de vencimento de acordo com o número final da placa do veículo e prevê opções de pagamento em cota única, com desconto, ou de forma parcelada em até três vezes.
De acordo com a resolução, veículos com placa final 1 têm vencimento em 31 de março, com possibilidade de desconto de 10% para pagamento em cota única até 30 de janeiro. O parcelamento também pode ser iniciado até essa data, com abatimento de 10% na primeira parcela, 5% na segunda e pagamento integral da terceira. A mesma lógica se aplica às demais placas, variando apenas os meses de vencimento e de início do pagamento com desconto, conforme o número final da placa.
Para 2026, o imposto passa a contar com alíquotas reduzidas, em razão da Lei Complementar nº 280/2025, que diminuiu pela metade os percentuais cobrados, com exceção dos veículos de locadoras. Veículos de até mil cilindradas, elétricos ou híbridos terão alíquota de 1,5%, enquanto os com maior cilindrada pagarão 2%. Caminhões, tratores, ônibus, micro-ônibus e veículos de transporte coletivo por fretamento terão alíquota de 1%. A legislação também amplia o alcance do IPVA Social, garantindo isenção automática para veículos cujo imposto calculado seja de até R$ 420, beneficiando, em 2026, uma estimativa de mais de 422 mil veículos no estado.

