O incêndio que atingiu as empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial II, zona leste de Manaus, foi controlado após mais de 30 horas de combate às chamas. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que iniciará o trabalho de rescaldo nesta quinta-feira (07), com previsão de duração de dois dias.
De acordo com o comandante-geral da corporação, coronel Muniz, o incêndio já está confinado e restam apenas pequenos focos. Ele afirmou que este foi o maior incêndio já registrado na cidade de Manaus. Aproximadamente 200 bombeiros atuaram na ocorrência, com o apoio de 26 viaturas, em uma operação considerada uma das mais desafiadoras dos últimos anos.
O fogo teve início por volta do meio-dia de terça-feira (05), no galpão da Effa Motors, empresa voltada à fabricação de caminhões. As chamas se alastraram rapidamente e atingiram a Valfilm da Amazônia, indústria especializada em produção e reciclagem de plástico, o que agravou a propagação do incêndio.
Durante a manhã, moradores da região realizaram um protesto nas proximidades das empresas atingidas, reclamando da intensa fumaça tóxica e da falta de infraestrutura adequada na área industrial. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.