COTIDIANODESTAQUES

Expoagro 2025 premia cinco queijarias amazonenses em concursos de melhor queijo

Cinco queijarias do Amazonas foram premiadas nos tradicionais concursos de Queijo Coalho Bovino, Bubalino e Autoral, realizados neste domingo (5), durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado na BR-174, em Manaus. O evento destacou o potencial da produção leiteira do estado e a excelência dos produtos regionais, reconhecidos por sua qualidade e originalidade.

As queijarias vencedoras se dividiram nas três categorias: Queijo tipo Coalho Bovino, em primeiro lugar a Queijaria Original, em segundo a Leiteria Macurany e em terceiro a Queijaria Divino Sabor; Queijo tipo Coalho Bubalino, com a Queijaria Garrido em primeiro lugar, a Queijaria Original em segundo e a Leiteria Macurany em terceiro; e Queijo Autoral, com a Leiteria Macurany em primeiro lugar, a Queijaria Original em segundo e a Queijaria Autazes em terceiro. As competições têm como objetivo valorizar o trabalho dos produtores rurais, estimular a melhoria contínua dos produtos e fortalecer a agricultura familiar, ampliando oportunidades de renda e geração de empregos.

A Leiteria Macurany, de Parintins, é um exemplo do sucesso alcançado a partir das participações na Expoagro. Em 2023, a empresa venceu o concurso local e, desde então, ganhou projeção internacional. No Mondial du Fromage Tours 2025, na França, conquistou medalha de bronze com o Queijo Manteiga Blend, feito que colocou o Amazonas entre os estados brasileiros reconhecidos no principal evento mundial do setor. A empresa também obteve nove medalhas no 8º Prêmio Queijo Brasil 2025, em Blumenau (SC), entre elas quatro de ouro e quatro de prata.

Já a Queijaria Original, de Autazes, vem se destacando por unir tradição e inovação na produção de queijos de búfala e bovinos. No Prêmio Queijo Brasil 2025, em Santa Catarina, conquistou medalha de prata com o Queijo Coalho de Búfala e medalha de bronze com o Queijo Defumado Artesanal. O reconhecimento reafirma o avanço do setor primário amazonense e a capacidade dos produtores locais de competir em igualdade com grandes marcas nacionais e internacionais.

Posts idênticos

Mais de 2,9 mil procedimentos disciplinares são abertos contra agentes da segurança no AM

Redação

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

Redação

Desembargador contesta votos de colegas e propõe mudança em julgamento no TJAM

Redação

Deixe um comentário