COTIDIANODESTAQUES

Eleição da OAB-AM para vaga no TJAM deve mobilizar nove mil advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) estima que cerca de nove mil advogados estejam aptos a participar da escolha da lista sêxtupla que definirá o novo desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Ainda sem data marcada, o pleito será o maior da história da entidade no Estado, superando os números registrados em 2018, quando apenas 2,5 mil dos 7,5 mil advogados aptos compareceram às urnas.

A regulamentação do processo começou no início deste mês, com a publicação da Portaria n.º 367/2025, que criou um grupo de trabalho encarregado de elaborar o provimento que definirá as regras da consulta. O documento já foi entregue ao Conselho Seccional, mas não há prazo para a conclusão da análise. Uma das novidades estabelecidas é a paridade de gênero, que garantirá três mulheres e três homens na lista sêxtupla. Na última escolha, em 2018, todas as vagas foram ocupadas por homens.

A disputa ocorre em razão da aposentadoria do desembargador Domingos Chalub, que havia sido nomeado em 2004 pelo então governador Eduardo Braga (MDB). Na seleção seguinte, em 2018, o escolhido pelo governador Amazonino Mendes (1939–2023) foi o advogado Délcio Santos. Agora, caberá ao governador Wilson Lima (União), em seu segundo mandato, indicar o próximo nome ao tribunal, após a definição da OAB-AM e a triagem feita pelo próprio TJAM.

O processo segue as regras do chamado Quinto Constitucional, que prevê a reserva de 20% das vagas nos tribunais a advogados e membros do Ministério Público. Após a votação interna entre os profissionais, os seis nomes mais votados são encaminhados ao pleno do TJAM, responsável por escolher três finalistas. A decisão final cabe ao governador. Além do prestígio e da estabilidade até os 75 anos de idade, o cargo de desembargador garante remuneração elevada, que em 2024 ultrapassou R$ 1,2 milhão líquidos ao ano, segundo dados da folha de pagamento do tribunal.

Posts idênticos

MPAM pede suspensão da venda de ingressos do Festival de Parintins

Redação

Semana tem programação especial de feiras com itens da agricultura familiar

Redação

ROCAM fecha laboratório clandestino de bebidas falsificadas no Jorge Teixeira

Redação

Deixe um comentário