COTIDIANODESTAQUES

Cuidados com pets em viagens incluem planejamento, documentação e conforto

Viajar com animais de estimação exige planejamento e atenção redobrada para garantir segurança e bem-estar durante o trajeto. A médica veterinária Christiany de Oliveira Nunes, docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Martha Falcão Wyden, alerta que o tutor deve considerar o perfil do animal, o tempo e o meio de transporte antes de decidir levá-lo. Em viagens de carro, é recomendável o uso de caixas de transporte, paradas regulares e o transporte de itens como ração e brinquedos.

No caso de viagens aéreas, cada companhia possui regras específicas quanto ao transporte de animais, incluindo peso, tamanho do pet e tipo de caixa transportadora. É necessário apresentar atestado de saúde, comprovante de vacinação e, em viagens internacionais, documentação como o Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos. A recomendação é iniciar os trâmites com pelo menos três meses de antecedência.

Para os animais que não lidam bem com mudanças de ambiente, a veterinária sugere alternativas como hotéis especializados ou cuidados domiciliares com familiares, amigos ou pet sitters. Nestes casos, o tutor deve avaliar a segurança do local, fornecer orientações detalhadas sobre a rotina do pet e garantir que ele não fique sozinho por longos períodos. “Até mesmo os gatos, considerados mais independentes, precisam de atenção diária para manter a saúde e o bem-estar”, enfatiza Christiany.

Posts idênticos

TCU abre inscrições para concurso de nível médio

Redação

Cetam prorroga inscrições para cursos gratuitos na modalidade EaD até 29 de julho

Redação

Convocados 61 aprovados do PSS para interior e áreas indígenas do AM

Redação

Deixe um comentário