O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) promove, no dia 23 de janeiro, às 18h, no estacionamento do Mirante Lúcia Almeida, o lançamento dos 13 editais do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB 2026). O evento tem como objetivo orientar artistas e produtores culturais de Manaus sobre os critérios de acesso aos recursos financeiros disponibilizados pela política nacional.
Ao todo, os editais irão contemplar linguagens como Dança, Literatura, Cultura Popular, Teatro, Circo, Povos Indígenas, Cultura Afro-Brasileira, Audiovisual, Artes Visuais, Hip Hop, LGBTQIAPN+, Música e Economia Criativa. O investimento previsto é de R$ 5 milhões, destinados ao financiamento de projetos culturais desenvolvidos por artistas, coletivos e instituições culturais da capital.
Além da apresentação técnica dos editais, a programação contará com a participação de dezenas de artistas representantes das modalidades contempladas, em um momento de confraternização e entretenimento, com apresentações culturais. Para o presidente do Concultura, Tony Medeiros, o lançamento do segundo ciclo da PNAB reafirma o compromisso com a valorização da produção cultural amazonense, fortalecendo a diversidade, a identidade artística local e o acesso democrático aos recursos públicos.

