COTIDIANO

Centros especializados orientam e acolhem idosos vítimas de violência em Manaus

Idosos que enfrentam situações de violência contam com apoio especializado em três unidades do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os espaços oferecem atendimento jurídico, psicológico e social, além de receber denúncias e orientar sobre os direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa. As unidades estão localizadas nas zonas centro-sul, leste e norte da capital, incluindo o PAC dos shoppings São José e Via Norte.

Com a campanha Junho Violeta, que reforça a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, cresce a procura pelos serviços. Segundo o advogado Normando Pinheiro, a maioria dos casos envolve violência física, psicológica, patrimonial e financeira — com destaque para os golpes virtuais. Os atendimentos começam com escuta qualificada e, quando necessário, os casos são encaminhados à Delegacia do Idoso ou à Defensoria Pública para medidas legais.

Dados da Sejusc revelam que, entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 4.060 crimes contra idosos em Manaus, sendo 56% das vítimas mulheres entre 60 e 69 anos. As zonas leste, norte e sul concentram o maior número de denúncias, com ocorrências de negligência, risco social, violência psicológica e econômica. A maioria das agressões parte de membros da própria família, o que reforça a importância das denúncias. Fora do horário de funcionamento dos Cipdis, casos podem ser denunciados a qualquer momento pelos canais Disque 100, Ligue 180 e 190, todos com atendimento 24 horas por dia.

Posts idênticos

STF derruba regra militar que veta casados em cursos de formação

Redação

Colégio Militar de Manaus celebra 54 anos com cerimônia especial e reforço institucional

Redação

STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais

Redação

Deixe um comentário