COTIDIANODESTAQUES

Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia inicia operações em Manaus

A Polícia Federal deu início, na última terça-feira (17), às atividades do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus. Instalado em uma área estratégica da capital amazonense, o espaço tem como missão reforçar o combate a crimes transnacionais na região, com foco especial em delitos ambientais, tráfico de drogas e contrabando. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e representantes de diversos órgãos do setor de segurança pública.

Resultado do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), o CCPI surge como um desdobramento dos compromissos firmados na Carta de Belém, com apoio do BNDES e do Ministério do Meio Ambiente, por meio de recursos do Fundo Amazônia. O centro será um ponto de articulação entre forças policiais do Brasil e de países vizinhos, promovendo o intercâmbio de informações e o planejamento de operações integradas na região.

A estrutura do CCPI conta com serviço de inteligência, divisões de operações e logística, videomonitoramento, gabinete de crise e sala de imprensa. O espaço também será integrado por representantes dos nove estados da Amazônia Legal, fortalecendo a atuação coordenada no enfrentamento aos crimes que desafiam as fronteiras e a soberania da região amazônica.

Posts idênticos

Fapeam mantém inscrições abertas para programa de incentivo até 24 de setembro

Redação

Festa de Pentecostes deve reunir mais de 50 mil fiéis no Sambódromo de Manaus

Redação

Caprichoso exalta culturas ancestrais na segunda noite do Festival de Parintins 2025

Redação

Deixe um comentário