COTIDIANO

Casos e óbitos por vírus respiratórios caem no Amazonas, segundo informe da FVS-RCP

O Amazonas registrou uma queda de 33,8% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados por vírus respiratórios entre 1º de janeiro e 24 de maio de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 559 casos identificados por agentes virais, frente aos 844 registrados em 2024. No mesmo intervalo, também houve redução de 19,5% nos óbitos, com 33 mortes registradas este ano — a maioria por Covid-19, seguida por influenza A, influenza B e parainfluenza.

Entre os vírus mais detectados em amostras laboratoriais estão a influenza A (47,8%) e o rinovírus (37%). A faixa etária mais atingida nas últimas três semanas foi a de idosos com 60 anos ou mais (32%), seguida por bebês com menos de um ano (27%). A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 e a Influenza, além de cuidados como uso de máscara por grupos de risco e a higiene frequente das mãos.

Estratégias como o programa Alta Oportuna, que distribui medicamentos e orientações no momento da alta hospitalar de crianças, têm contribuído para reduzir a sobrecarga nas emergências pediátricas. A rede estadual conta com 17 unidades de referência e equipes capacitadas para realizar triagens, exames e tratamentos. Em caso de sintomas leves, o atendimento deve ser buscado inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde.

Posts idênticos

Brasil celebra o Dia do Soldado com homenagens em todo o país

Redação

Vacinação contra brucelose segue até sábado e exige notificação à Adaf

Redação

Mutirão da Defensoria leva serviços jurídicos e de saúde à comunidade rural de Manacapuru

Redação

Deixe um comentário