A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) esclareceu que não há novos casos confirmados de mpox em Parintins. O estado segue com 38 diagnósticos positivos da doença, todos em residentes de Manaus. Um dos pacientes, que viajou recentemente para Parintins, recebeu o diagnóstico em maio na capital e já está em tratamento, fora do período de transmissão. Além disso, na última semana, nenhuma nova infecção foi registrada em todo o Amazonas.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o monitoramento é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, garantindo o sigilo dos pacientes e das investigações epidemiológicas. O caso mencionado em Parintins refere-se a um paciente já identificado anteriormente pelo Laboratório Central de Saúde Pública. A Vigilância em Saúde do município conduziu análises e não detectou contágio entre os contatos próximos do indivíduo.
Os dados consolidados pela FVS-RCP apontam que os casos de mpox no Amazonas foram registrados ao longo dos primeiros meses do ano: 13 em janeiro, 3 em fevereiro, 6 em março, 13 em abril e 3 em maio. As autoridades seguem acompanhando a evolução do quadro epidemiológico e reforçam a importância da prevenção e do monitoramento contínuo para evitar novos casos da doença.