A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) estabeleceu o esquema operacional para o transporte hidroviário de passageiros entre Manaus e Parintins durante o 58º Festival Folclórico. As regras constam na Portaria nº 090/2025, publicada na última quinta-feira (19/06), e valem entre os dias 23 e 27 de junho. Em parceria com a Marinha do Brasil, a Arsepam garantirá que apenas embarcações autorizadas com o “Passe do Festival” realizem a travessia.
O documento, emitido pelo 9º Distrito Naval, certifica que as embarcações passaram por vistoria técnica e atendem aos requisitos de segurança. A lista de veículos liberados foi repassada pela Marinha à Arsepam, que fará a fiscalização em todos os dias da operação. O diretor-presidente da Agência, Ricardo Lasmar, reforçou que as embarcações devem respeitar os horários autorizados, evitando sobrecargas e aglomerações nos portos de Manaus e Parintins. A lista completa está disponível no site www.arsepam.am.gov.br.
As ações fazem parte da Operação Parintins 2025, que segue até 4 de julho. Durante o festival, a Arsepam realiza fiscalizações intensificadas para conferir documentos de transporte, habilitação da tripulação, equipamentos de segurança, regras de gratuidade e valores das passagens. Postos fixos operam em Parintins e Itacoatiara, com equipes reforçadas para monitorar o tráfego e assegurar o cumprimento das normas. A população pode relatar irregularidades pelo telefone (92) 2020-1117, canal oficial da Ouvidoria da Arsepam.