Um aquário de cinco andares voltado à fauna aquática da região amazônica será construído no Centro de Manaus, nas proximidades do Mirante Lúcia Almeida. O projeto prevê dois andares dedicados exclusivamente a espécies amazônicas, dois níveis de estacionamento e um rooftop com vista panorâmica para o rio Negro. A estrutura será erguida na rua Visconde de Mauá, integrada ao perímetro do Largo de São Vicente.
O anúncio da obra foi feito nesta sexta-feira (18) pelo prefeito David Almeida, por meio das redes sociais. De acordo com a publicação, o objetivo é criar um novo atrativo turístico e valorizar o patrimônio natural e histórico do Centro. Técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) visitaram aquários de referência em outras cidades brasileiras para embasar o desenvolvimento do projeto.
Além da proposta de destacar a biodiversidade da Amazônia, o novo aquário será instalado em uma área cercada por atrações culturais, como o Museu da Cidade, o Casarão Cassina, a praça Dom Pedro II e o próprio Mirante Lúcia Almeida, criando um circuito turístico que une natureza, história e arquitetura em um dos pontos mais tradicionais da capital.