Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado nesta sexta-feira (24), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reforça a importância da vacinação infantil e alerta para a necessidade de manter o calendário vacinal atualizado. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave que pode causar paralisia irreversível, mas pode ser totalmente prevenida com a imunização adequada.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a cobertura vacinal contra a poliomielite no estado está em 85,18%, abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Ela ressalta que o compromisso coletivo com a imunização é essencial para evitar o retorno do vírus ao Brasil, que ainda circula em países como Afeganistão e Paquistão. “A vacinação é um ato de responsabilidade e cuidado com toda a comunidade”, afirmou a gestora.
A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, destaca que as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Amazonas. O esquema vacinal inclui três doses da Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço aos 15 meses. A FVS-RCP atua em parceria com as secretarias municipais de saúde no monitoramento das coberturas vacinais e na execução das campanhas de imunização, com o objetivo de manter o estado livre da doença.

