Um advogado de 31 anos foi preso preventivamente pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), suspeito de aplicar diversos golpes no município de Eirunepé, a 1.160 quilômetros de Manaus. A prisão foi realizada na terça-feira (24), pela equipe da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) do município. O suspeito é investigado em um processo judicial por falsificar a assinatura de um juiz em um alvará de soltura, além de outros crimes relacionados a fraudes.
Segundo o delegado Rafael Bruno, as investigações começaram após a polícia receber uma denúncia sobre um golpe aplicado pelo homem. Com o avanço das apurações, novas vítimas relataram diferentes modalidades de golpes, muitos deles contra pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos. O suspeito prometia auxílio para concessão de benefícios e, para isso, solicitava documentos e senhas bancárias das vítimas, utilizando esses dados para contratar empréstimos e realizar transferências via Pix para contas próprias.
Entre os casos apurados, está o de uma mulher que teve dois empréstimos contratados em seu nome, somando R$ 6,8 mil, após o advogado alegar que ela teria direito à pensão por morte do marido da avó de sua esposa. A vítima não recebeu nenhum valor e ficou com a dívida. A ordem de prisão foi expedida pela Comarca de Eirunepé. Após não ser encontrado em seu endereço, o suspeito se apresentou espontaneamente à delegacia, acompanhado por seu advogado. Ele responderá pelo crime de estelionato e está à disposição da Justiça.