CIDADESDESTAQUES

Professor do Amazonas é finalista do ‘Prêmio Nobel da Educação’ e representa o Brasil em Dubai

O professor Galileu da Silva Pires, da rede estadual de ensino em Manacapuru, está entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize 2026, uma das mais importantes premiações internacionais da área educacional, conhecida como o “Prêmio Nobel da Educação”. Docente das Escolas Estaduais Nossa Senhora de Nazaré e José Mota, ele embarcou no domingo (01/02) para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde participa da programação oficial do evento que reúne educadores e lideranças de diversos países.

Promovido pela Fundação Varkey em parceria com a UNESCO, o Global Teacher Prize reconhece professores que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras com impacto social relevante. Nesta 10ª edição, mais de 5 mil educadores de 139 países participaram do processo seletivo. A cerimônia de anúncio do vencedor ocorre no dia 3 de fevereiro, durante a World Governments Summit, com uma agenda que inclui encontros internacionais, intercâmbio de experiências e homenagens aos finalistas.

Atuando desde 2016 na educação pública, Galileu construiu uma trajetória marcada pela integração entre ciência, tecnologia, sustentabilidade e protagonismo estudantil. Entre os projetos desenvolvidos com seus alunos estão soluções reconhecidas nacional e internacionalmente, como o reaproveitamento de escamas de peixe para uso na área da saúde, tecnologias sustentáveis aplicadas ao ambiente escolar, um fogão híbrido de baixo custo e o Jaci, absorvente capaz de indicar condições de saúde da mulher. Além disso, o educador lidera ações comunitárias e projetos de tecnologia assistiva, reforçando o potencial da educação amazônica como ferramenta de transformação social com alcance global.

Posts idênticos

Polícia Civil apreende 700 kg de cocaína avaliados em R$ 40 milhões em Manaus

Redação

Sine Amazonas oferece 420 vagas de emprego nesta segunda-feira em Manaus

Redação

Amazonas apresenta programas de infraestrutura sustentável na COP 30

Redação

Deixe um comentário