Manaus contabilizou 1.298 novos casos de HIV em adultos e 445 diagnósticos de Aids em 2025, além de 183 mortes relacionadas à doença. Diante desse cenário, será lançada nesta segunda-feira (1º) a campanha “Dezembro Vermelho”, no mercado municipal Adolpho Lisboa, das 9h às 15h, com programação voltada à prevenção, testagem e conscientização. O tema deste ano, “I=I ou I=0 (Indetectável = Intransmissível)”, reforça que pessoas em tratamento, com carga viral indetectável, não transmitem o vírus.
A mobilização será conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e organizações da sociedade civil. Entre as atividades previstas estão testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações pré e pós-teste, oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), distribuição de preservativos, entrega de autotestes e ações educativas. A iniciativa também destaca a importância do combate ao estigma e da garantia dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids.
Os dados mostram que, embora altos, os números de 2025 apresentam redução em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.756 novos casos de HIV, 546 de Aids e 244 mortes. Atualmente, 11.954 pessoas são acompanhadas na rede municipal, distribuídas em quatro Serviços de Atenção Especializada e oito unidades de saúde. A capital oferece PrEP em 14 unidades, além de PEP em outras 11, que atendem situações de risco imediato. O município também mantém mais de 190 pontos de testagem e distribuição de preservativos para ampliar o acesso às medidas preventivas.

