COTIDIANODESTAQUES

Amazonas intensifica mobilização no Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado nesta sexta-feira (24), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) reforça a importância da vacinação infantil e alerta para a necessidade de manter o calendário vacinal atualizado. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave que pode causar paralisia irreversível, mas pode ser totalmente prevenida com a imunização adequada.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a cobertura vacinal contra a poliomielite no estado está em 85,18%, abaixo da meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Ela ressalta que o compromisso coletivo com a imunização é essencial para evitar o retorno do vírus ao Brasil, que ainda circula em países como Afeganistão e Paquistão. “A vacinação é um ato de responsabilidade e cuidado com toda a comunidade”, afirmou a gestora.

A gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, destaca que as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Amazonas. O esquema vacinal inclui três doses da Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço aos 15 meses. A FVS-RCP atua em parceria com as secretarias municipais de saúde no monitoramento das coberturas vacinais e na execução das campanhas de imunização, com o objetivo de manter o estado livre da doença.

 
 

Posts idênticos

Homem morre em confronto com a ROCAM no bairro Jorge Teixeira

Redação

Plano de contingência ao tarifaço deve sair até terça, diz Alckmin

Redação

Casal fica ferido após colisão entre veículos no Ramal do Ipiranga, em Manaus

Redação

Deixe um comentário