CIDADESDESTAQUES

MPAM apura longas filas para cirurgias ortopédicas na rede pública do Amazonas

Pacientes que aguardam há meses por cirurgias e consultas ortopédicas na rede pública do Amazonas motivaram a abertura de uma investigação pelo Ministério Público do Estado (MPAM). O procedimento administrativo foi instaurado pela 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, com o objetivo de apurar a demora no atendimento e fiscalizar a oferta de consultas, exames e cirurgias ortopédicas no estado.

A investigação, conduzida pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, teve início após denúncias de cidadãos que relataram esperas prolongadas, especialmente no Hospital Adriano Jorge (FHAJ). Um dos casos que chamou a atenção é o de um paciente que sofreu um acidente de motocicleta em 2024 e aguarda desde então uma cirurgia de exploração de plexo braquial. Outros relatos semelhantes sobre atrasos no Sistema de Regulação (Sisreg) também foram incluídos no procedimento, que passou a ter caráter coletivo.

Durante a apuração, o MPAM enviou ofícios à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e ao Hospital Adriano Jorge, solicitando explicações sobre a lentidão no atendimento e um cronograma de cirurgias pendentes. Segundo a promotora, o órgão busca garantir que o direito à saúde seja efetivamente respeitado. “Os casos apontam uma demora excessiva, que prejudica a recuperação dos pacientes e fere o princípio da igualdade no acesso aos serviços públicos”, afirmou.

Posts idênticos

Desafio dos professores é chamar atenção dos estudantes durante aulas

Redação

Gilmar Mendes veta repasse de dados do Coaf sem autorização judicial

Redação

Ministério Público apura precariedade em batalhão da PM no município de Manaquiri

Redação

Deixe um comentário